terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

CONCEITOS DE SAÚDE E DOENÇA

Nosso trabalho está baseado na atuação da  Terapia Floral e a Sabedoria Oriental como sistemas de promoção de prevenção de saúde que têm em comum uma característica importante: a valorização da consciência ecológica  num contexto de transformação emocional como  agente de promoção de saúde.
É impressionante como estes sistemas de prevenção de saúde desenvolvidos em culturas e épocas diferentes, conseguem manter uma estrutura de coerência tanto em sua filosofia  como  na prática terapêutica.
A Terapia Floral foi criada e desenvolvida pelo Dr. Edward Bach no inicio do século 20, em plena expansão  social da Revolução Industrial. Naquela época, inicio do capitalismo,  o desenvolvimento da economia e da sociedade  passava a acontecer  através  da manufatura que transformava os bens naturais. Nesse  momento histórico   o homem começa a acreditar que tem nas mão o domínio sobre a Natureza. Acelera o ritmo de produção de bens e acelera o ritmo de sua vida. Começa então a quebrar sua relação harmoniosa com essa Natureza onde vive e da qual faz parte. Até que esquece que é parte da Natureza.
Dr.Bach tinha um posicionamento filosófico contrário ao de sua época. Observava e respeitava  a Natureza e lá encontrava a cura dos males do ser humano.  Esse posicionamento fez com que a Terapia Floral ficasse em estado de latência até os anos 70, quando finalmente, com a abertura da nova consciência através dos movimentos dos hippies,  entre outros, começou a acontecer o resgate essa consciência de retorno do homem para o seu ritmo  natural de ser.
A sabedoria oriental nos mostra essa mesma tendência. Sua historia é bem mais antiga e traz todo um conhecimento sobre os movimentos da natureza que é aplicado não só para a saúde do ser humano, como também em outros ramos, por exemplo, arquitetura e decoração: o Feng Shui,  ciência baseada nos conhecimentos orientais chineses,  busca a forma mais  harmoniosa de colocar o homem morando bem e vivendo em harmonia com as forças da Natureza.
A sabedoria oriental no foco da promoção da saúde do ser humano busca  inseri-lo num  contexto de convivência com a natureza , onde o homem  aprende e percebe os movimentos cíclicos naturais e a eles  adaptar a sua conduta ética e moral. Quando bem sucedido, sua qualidade de vida  passa a evoluir gerando um equilíbrio e uma paz interior, que só podem levar a um caminho: a saúde. Mas quando o homem vai em movimento contrário, tende a adoecer.
Resumindo,  aqui   vão   os  conceitos  de  SAÚDE e DOENÇA,  tanto  para  o  Filosofia  Oriental,  como na Filosofia do Dr.Bach:




O HOMEM TEM SAÚDE QUANDO CONSEGUE HARMONIZAR A ÉTICA E A CONDUTA MORAL DE ACORDO COM OS MOVIMENTOS NATURAIS DO MEIO EXTERNO.







O HOMEM ADOECE QUANDO NÃO CONSEGUE HARMONIZAR A ÉTICA E A CONDUTA MORAL DE ACORDO COM OS MOVIMENTOS NATURAIS DO MEIO ONDE HABITA.






3 comentários:

Ana disse...

simples assim!

Danilo Marques Junior disse...

pois é! o lema do Dr.Bach era HUMILDADE, SIMPLICIDADE E COMPAIXÃO.
Existe uma placa com essas três palavrinhas na porta da casa dele, lá em SOTWELL.
BOM DIA PRA VC!

Unknown disse...

Adorei! Mais uma bela iniciativa. Parabéns!