domingo, 20 de fevereiro de 2011

CONCEITOS DE UNIDADE E INDIVIDUALIDADE


Quando Dr.Bach se refere à Lei da Unidade, ele quer dizer que existe um TODO do qual cada um de nós faz parte, uma vez que todo o ser humano tem a mesma origem (divina) e dela deriva como pétalas de uma mesma flor, sendo a flor, o TODO e cada um de nos, as PÉTALAS-INDIVÍDUOS.
Quando Dr. Bach se refere à Lei da Individualidade, ele quer dizer que cada ser humano tem um CORPO (energia física) que guarda uma ALMA (energia sutil) sendo que esse corpo tem vida graças a essa alma, pois ela o anima e o guia pela vida trazendo a Graça, a Luz, a Sabedoria que estão sempre disponíveis na parte do indivíduo que é a mais sagrada: o seu EU SUPERIOR.
O indivíduo é aquele que é dono de suas decisões e ações, mas que sabe que ao seu redor existem outros indivíduos que respeita e ama, pois tem a consciência de que todos fazem parte da mesma Unidade da Criação ou seja, sabe que é apenas uma pétala-Indivíduo da Unidade-flor à qual todos pertencem. Sendo assim, o indivíduo também reconhece que qualquer desrespeito a um irmão é um desrespeito a Unidade da qual também faz parte, sendo portanto, um desrespeito a si mesmo.
Para que se possa compreender a filosofia do Dr.Edward Bach, é preciso conhecer essas duas Leis (de conduta do ser humano): Individualidade e Unidade. Estas leis são a base do trabalho do Dr. Bach. O desrespeito a essas leis é a origem dos sofrimentos que começam na alma e se instalam no copo. Cada ser com seu CORPO, ALMA E ESPÍRITO DIVINO – o EU SUPERIOR - é um ser INDIVIDUAL, ou seja, um indivíduo, um ser inteiro, íntegro, responsável por si. (Entretanto é necessário ter bem clara a diferença que existe entre a individualidade*e o individualismo*).
Estas três “partes” do ser devem estar sempre conectadas. Dr.Bach postula que o homem com sua Alma devidamente conectada com o Eu Superior, tem o Corpo Físico fortalecido e um estado de espírito saudável, caracterizado pela presença de paz interior. Por outro lado, o vivenciar de emoções negativas provoca a desconexão entre a alma e o Eu Superior, “desintegrando” o individuo, gerando sofrimento na alma e doença no corpo físico.
O objetivo dos florais é trazer aos indivíduos a consciência de INDIVIDUALIDADE dentro de uma UNIDADE e evitar os sofrimentos da alma como meio de prevenção contra as doenças . Matar o mal pela raiz, tratando o ser, não a sua doença.

_____________________________________________________
*individualismo
sm (individual+ismo) 1. Posição de espírito oposta à solidariedade. 2. A capacidade de poder existir separadamente. 3. Existência individual. 4. Teoria que fez prevalecer o direito individual sobre o coletivo.
*individualidade
sf (individual+dade) 1. O que constitui o indivíduo. 2. Conjunto das qualidades que caracterizam um indivíduo. 3. Filos A parte imperecível e imortal do homem. Distingue-se da personalidade, que perece quando o homem abandona a existência física.
_____________________________________________________

até a próxima!

Nenhum comentário: