sexta-feira, 12 de julho de 2013

Equilíbrio das emoções e fortalecimento da saúde com as Essências Florais de Bach - parte III



A PREOCUPAÇÃO

Preocupação é o ato de pensar de forma antecipada sobre  um ou vários fatos e acontecimentos futuros, gerando estresse e ansiedade que podem  afetar o equilíbrio mental de forma bastante marcante em nosso dia a dia.  A preocupação nos afasta de viver bem o presente, e pode nos levar  ao desespero ou ao medo, trazendo muito cansaço mental, mas infelizmente, é muito comum a falta de cuidado no ato de pensar  de maneira antecipada .

Os mestres orientais, através da  observção dos efeitos das emoções no corpo físico,  fundamentam  que o  ato de pensar excessivamente em um único fato, ou pensar em varias coisas ao mesmo tempo, leva ao desgaste do aparelho gastrointestinal. Pessoas com essa característica mental apresentarem sintomas  físicos de dores de cabeça, estufamento abdominal e gases, junto com sintomas mentais  de sonolência e falta de concentração, logo após as refeições.   Esse quadro patológico é  observado  em  pessoas que tendem a viver a 
vida antecipando-se mentalmente aos acontecimentos, trazendo o futuro para o momento presente, pré  ocupados com coisas que talvez nem venham a acontecer.  Desperdiçam  a energia de foco e atenção que deveria estar voltada para aquilo que realmente estão vivenciando. A grande dificuldade dessas pessoas é viver a vida no presente de forma que possam ter maior capacidade de apreender a realidade,  ou de aprender a partir de experiências de vida, com maior riqueza e amplitude.


Dr. Bach descobriu    essências florais a partir das as castanheiras (Chestnuts),  que atuam na mentealiviando as preocupações, ajudando-nos a ter força mental para dominar  os pensamentos ao invés de deixar que eles nos dominem. Desta forma,  desenvolvem-se os pensamentos positivos, com o entendimento de que cada coisa  acontecerá no momento certo. Torna-se possível aproveitar todos os momentos de aprendizagem que a vida  oferece. Essas essências ajudam no fortalecimento da parte digestiva,  prevenindo problemas gastrointestinais, cansaço e sonolência pós prandial e promovem a capacidade de desapegar dos pensamentos preocupantes, fortalecendo a capacidade de ter foco no momento presente.

Sabemos que na vida tudo é passageiro, assim como a própria vida. Ela nos prega muitas peças, que podem ser boas ou não tão boas assim, mas tudo significa aprendizado. Manter  pensamentos positivos, mesmo perante as mais difíceis situações, é saber viver e fazer da  vida um constante aprendizado.

Essências dos Chestnuts:


Chestnut Bud - indicada para aqueles que têm dificuldade para aprender as lições cotidianas, pois não sabem aproveitar as vantagens das observações e experiências da vida, e acabam por repetir sempre os mesmos erros.  





White Chestnut - ajuda a tranquilizar e dissolver os pensamentos daqueles que não conseguem parar de pensar em seus problemas futuros, ou que tendem a pensar em muitas coisas ao mesmo tempo, ou seja, pessoas com pensamentos ruminantes obsessivos, que tiram a paz do espírito, o foco do trabalho e geram incapacidade para ver e sentir a beleza de cada momento da vida.




Red Chestnut- para silenciar os pensamentos negativos daqueles que se preocupam demasiadamente com os entes queridos, transformando-os em pessoas mais otimistas e confiantes na proteção divina.





Sweet Chestnut- traz grande força mental para  elevar os pensamentos de fé e confiança em momentos de angústia  e desolação, causados por situações de destruição e aniquilação.




Seguem algumas dicas (ou decálogo) para lidar com as preocupações do dia a dia:

1- Canalize suas preocupações para direções positivas.
2- Liste-as num papel, pois quando as extravasamos do peito, você tira um pouco do poder delas.
3- Identificando sua maior preocupação, pergunte: O que posso fazer hoje para diminuí-la? E faça.
4-Pergunte-se: O que posso fazer para aliviá-las e o que não posso?  Isto o ajudará nas escolhas e ter uma         solução criativa para o equilíbrio dessa emoção. Tente fazer uma coisa por vez.
5- Realize uma tarefa matinal preocupante, por dia, e ela perderá o poder de aprisioná-la durante o dia.
6- Planeje e dimensione seus compromissos, deixando um espaço para você respirar durante o dia.
7- Redirecione sua imaginação e mentalize  resultados positivos.
8- Empenhe sua mente em algo mais significativo do que preocupação.
9- Não sofra por pequenas coisas. Mova-se, libere-se do estresse acumulado e escape de suas preocupações, entregando-as a Deus, quantas vezes forem necessárias.
10- Medite, cante, dance, viva o momento presente, quando a preocupação começar a perturbar sua paz.

Nenhum comentário: