segunda-feira, 19 de agosto de 2013

ESSÊNCIAS FLORAIS NÃO SÃO MEDICAMENTOS BIOQUIMICOS



Este artigo tem a finalidade em  esclarecer ao publico leigo  que as Essências Florais não são remédios bioquímicos. Na verdade, são remédios de origem vibracional. 

Os remédios bioquímicos, conhecidos como remédios alopáticos ou sintéticos, têm a sua origem na ação bioquímica no sentido de neutralizar as disfunções químicas no corpo. Especificamente com relação aos problemas emocionais como depressão, ansiedade etc... são utilizados remédios que atuam na bioquímica do cérebro, através da mediação das substâncias neurotransmissoras.

As Essências Florais atuam no nível mais sutil da mente que é denominado por Dr Bach (criador da Terapia Floral) de Alma. A Alma é  a inteligência que permite gerenciar os nossos estados aflitivos num estado de tranquilidade e total lucidez mental. Sua ação não entorpece a mente, mas atua de forma gradativa e construtiva nas mudanças emocionais. Com relação aos remédios alopáticos, dependendo do tipo de remédio e dosagem, eles podem gerar efeitos colaterais como,  por exemplo, um certo entorpecimento dos  órgãos dos sentidos.

É fundamental esclarecer que os remédios psicoativos são necessários nos casos mais agudos e graves da patologia emocional. Devem ser administrados e receitados pelos profissionais competentes. Mas em compensação as essências florais atuam de maneira eficaz dentro do campo de desenvolvimento pessoal, integração entre mente e corpo e nos processos terapêuticos de aconselhamentos.
A combinação das Essências Florais com remédios alopáticos não são conflitantes devido as suas diferentes naturezas de ação. Para cada caso deve-se estudar e averiguar a combinação  devidamente necessária. Para isso deve-se consultar  profissionais da área de saúde que tenha conhecimento técnico competente para lidar com esse tipo de  orientação.

As Essências Florais não produzem resultados negativos de espécie alguma, uma vez que essa foi  a  motivação original para o desenvolvimento das pesquisas do Dr Bach: encontrar uma forma de cura natural, sem causar maiores sofrimentos. Para conhecer a historia do Dr Bach veja a biografia em nosso blog ou leia-se o livro Coletânea de Escritos de Edward Bach.


As Essências florais têm a característica de agir de forma que possamos atingir melhor o entendimento do conflito e o surgimento do sofrimento dentro de nossa mente. Seu caráter é promover a educação através da transformação consciente dos estados aflitivos de Alma em estados de tranquilidade. Vem daí  a necessidade das atividades de auto-observação, aconselhamento ou trabalhos de apoio de grupos terapêuticos.

Um segundo esclarecimento é a diferenciação entre  as essências florais e os extratos fitoterápicos, que reside na forma como cada um é produzido: enquanto os extratos fitoterápicos são originados através de técnicas de infusão, decocção e tintura,  as essências florais são obtidas pelos métodos  solar e de decocção buscando extrair apenas o aspecto mais sutil, essencialmente vibracional da planta. Apesar dos remédios fitoterápicos e as essências florais serem da mesma origem vegetal, a ação terapêutica dos fitoterápicos é bioquímica e a essência floral é vibracional.


Em terceiro lugar, vale frisar também as diferenciações terapêuticas entre  as essências florais e os remédios homeopáticos, embora ambas se caracterizem por suas atuações  no campo vibracional. Dr Bach , além de médico alopático, foi buscar a formação homeopática, pois identificava os seres humanos como seres da natureza, portanto, acreditava encontrar nos elementos da natureza, a cura para os males do homem. Mesmo atuando com  sucesso como homeopata e  apesar da sua famosa descoberta dos Sete Nosódios do Dr Bach ,ele sentiu a necessidade da criação de um novo tipo de remédio, ainda mais sutil, que pudesse eliminar os estados de sofrimento gerados pelas reações causadas pelos remédios homeopáticos. Sabemos que as Essências Florais atuam no processo de transformação consciente do estado negativo para o positivo.  Tem a capacidade de ampliar a consciência dos polos emocionais negativo e positivo na mente humana, de forma que  o usuário possa perceber e trabalhar o conflito interno de seu sofrimento. Já, os remédios homeopáticos atuam segundo a regra de semelhante combatendo semelhante. Eles atuam na melhora dos sintomas físicos, emocionais e mentais que são intensificados num primeiro momento, para que, só depois sejam eliminados.




As Essências Florais devem ser diferenciados de outros tipos de essências produzidas a partir das energias de animais ou de pedras. As Essências Florais são originadas a partir dos campos vibracionais das flores de plantas que estão no ápice de seu metabolismo energético.

Com esse artigo esperamos ter esclarecido que as  Essências Florais têm a finalidade de promover o alívio dos sintomas emocionais, agindo como catalisadoras do desenvolvimento do ser humano moderno.

Até Breve 






Postar um comentário