sábado, 13 de setembro de 2014

Sangue e os Florais de Bach - Você sabia que sua saúde mental e emocional é afetada pelo sangue?

Quando cada ser, pela primeira vez, respira plenamente, as condições fisiológicas do coração do, até então, feto são alteradas, e o sangue é forçado a circular através do coração e dos pulmões. Graças ao contato do sangue com o ar nos pulmões, o pequeno ser é capaz de iniciar suas experiências de vida no plano material. Mas o sangue, além de ser esse composto biológico fundamental para nossa existência, também apresenta um papel relevante na harmonia da mente, emoções e corpo. Segundo a Sabedoria Oriental, o sangue é o suporte material que nos permite vivenciar nossa emoções com bem estar e harmonia. Como isso acontece?

Sabemos que a função básica do sangue é nutrir todos os tecidos do corpo graças a sua circulação por uma rede de artérias, arteríolas, vênulas e veias ao longo do corpo. Esse conhecimento é obviamente compartilhado com a medicina ocidental, mas a Sabedoria Oriental apresenta uma visão mais ampla sobre a função do sangue, pelo fato de considerar os aspectos físicos integrados aos aspectos emocionais, sendo que a cada órgão e suas funções no organismo, corresponde uma determinada gama de emoções. Sendo assim, a qualidade do sangue e a forma como ele percorre o corpo nutrindo cada tecido, tem influência direta na vida emocional do ser humano, garantindo que ele seja capaz manter-se tranquilo e sem ansiedade diante dos mais diversos momentos de sua vida.




Observamos no dia a dia que as pessoas em um mesmo local, sujeitas a pressões e a condições igualmente estressantes, podem reagir de formas completamente diferentes. Algumas reagem com maior tranquilidade, mantendo a capacidade de gerenciar suas emoções, enquanto outras sofrem à mercê de suas emoções descontroladas, o que pode acabar por levá-las a somatizações dessas emoções em forma de doenças físicas.




Essa diferença de reações, explica a medicina oriental, está na qualidade do sangue. Em outras palavras, o sangue é suporte material para a mente. Sem a quantidade e a qualidade adequadas de sangue, a mente se torna agitada e sem foco na realidade, o poder de gerenciar as emoções se torna menor, assim gerando um estado de agitação mental e física. A primeira manifestação desse quadro de agitação mental é a insônia. As pesquisas da medicina ocidental também apontam esse mesmo direcionamento.

A insônia está presente nas pessoas que se encontram em estado de estresse mórbido. A agitação mental leva a um estado de exaustão tal que não permite ao físico relaxar, nem mesmo nos momentos em que o fator estressante cessa. Mesmo no conforto do leito e em silêncio, o individuo não consegue retomar o equilíbrio de suas emoções, permanecendo à mercê dos efeitos estressantes que lhe tiram o sono e o impedem de descansar para recobrar o estado de saúde e equilíbrio necessários para enfrentar o novo dia com disposição e alegria.




Segundo a sabedoria oriental, o sangue esta intimamente ligado com o coração. As tradições antigas sempre colocaram o coração como o centro de desenvolvimento espiritual. É nesse centro de sensibilidade que nos conectamos com a energia amorosa tão fundamental para manutenção de um estado psíquico/físico integrado. A sabedoria oriental não se diferencia, segue a mesma linha raciocínio e explica que o sangue é responsável pela capacidade de transformar as emoções negativas decorrentes do estresse em emoções positivas.
As pessoas diagnosticadas com deficiência de sangue, segundo a medicina tradicional chinesa, apresentam sintomas de perda de percepção de algumas partes do corpo, como parestesia ou insensibilidade. Sem sangue nao há contato e não há percepção. A mesma coisa se estabelece com a parte emocional. Os chineses falam que a nossa energia espiritual, ou melhor a consciência divina esta no corpo: o sangue é raiz na materialidade.






Podemos observar que pessoas anêmicas tendem a ter falta de ânimo, falta de interesse pela vida, ou melhor, perdem a capacidade de perceber e vibrar com as experiências de vida, como se não conseguissem sentir a vida correndo em suas veias, adormecidos e insensíveis na sua capacidade plena.
Pois é o sangue que, além de transportar oxigênio pelo corpo, também dá à vida o fôlego, o movimento que vem com a existência. Os Judeus cabalísticos dizem que a vida da carne está no sangue.
Sangue é vida. É o veiculo que nos faz entrar em contato consciente com todos os sentimentos de si e das pessoas ao redor. A capacidade de se autoconhecer para que a pessoa possa se autovalorizar é uma atitude que precisa de um fundamento biológico saudável: o sangue. O sangue traz nutrição, percepção, calor e amor e capacidade de expressar sentimentos através do contato com as outras pessoas. O sorriso e o toque amoroso são as manifestações dessa realidade psicossomática e são manifestações emocionais que estão ligadas ao coração.





As essências florais podem ajudar de maneira indireta na melhora no estado de saúde do sangue por meio do cultivo da consciência pacifica. Dr. Bach aponta que a maior força curativa dentro de nós é o amor. Em outras palavras aquele que é amoroso consigo mesmo pode ter uma qualidade de sangue primorosa. Existem algumas essência que podem ajudar na recuperação da nossa mente em momentos de deficiência de sangue.

Agrimony - indicado para as pessoas que aparentam estar  sempre  alegres e   animadas, mesmo que por dentro possam estar tristes ou magoadas. Devido a sua sensibilidade evitam entrar em conflitos com as pessoas, preferindo criar uma mascara de “que está tudo bem" para poder manter sua paz interior. Essa personalidade é bastante comum nos dias atuais. São pessoas muito sociaveis e alegres, mas quando chegam em casa, à noite apresentam muita dificuldade para dormir, devido aos conflitos emocionais mal resolvidos. Essa essência ajuda a depurar os sentimentos negativos que  agitam o sangue e o coração e melhora a  capacidade de auto percepção, de forma que a pessoa possa ser mais verdadeira consigo mesma. Alguns autores apontam o uso desse Floral para pessoas que tendem a somatizar  doenças do sangue seguidas problemas dermatológicos.




Wild Rose indicado para a pessoas que  apresentam  desinteresse pela vida. Deixam a vida tomar conta de sua caminhada e adiam ao máximo as decisões importantes. São apáticas e sem iniciativa devido à perda da alegria interior. Essa alegria só é sentida em nosso corpo por meio da boa circulação de sangue. Essa essência traz mais alegria de vida e tesão de viver com propósito.






Impatiens,essência floral indicada para as pessoas apressadas que fazem tudo rápidamente na vida. Apresentam muita irritabilidade quando seus  afazeres e  tarefas não são realizados dentro do prazo determinado. Esse processo se torna ainda mais agudo quando se envolvem com pessoas que tem um ritmo mais lento, piorando o quadro de impaciência chegando as explosões de raiva. Impatiens é indicado para as pessoas que apresentam dores no corpo devido aos stress emocional por excessiva irritabilidade. A sabedoria oriental diz que a raiva agita o sangue e o direciona repentinamente para o alto, gerando dores cabeça, tontura e enxaqueca que aparecem junto com a agitação mental. Essa essência floral traz mais tranquilidade e ajuda a diminui o ritmo, aumentando o senso da paciência. Assim a circulação de sangue se torna equilibrada melhorando a nutrição do corpo todo, tornando-o mais relaxado.

Essas são algumas essências florais que atuam de maneira indireta no sangue prevenindo a manifestações de doenças. Na verdade,  todas as essências florais podem ajudar, pois atuam diretamento no processo de transformação emocional. O importante é cuidarmos de nossa Saúde, não somente física, mas a saúde da Alma,  que exerce papel tão importante na qualidade do sangue.



Até a próxima.









Nenhum comentário: