sábado, 20 de junho de 2015

O Elemento Agua e a Dor nas Costas.

O que tem a ver a dor nas costas com a acupuntura e o estresse ? Nesse artigo falaremos dessa queixa tão frequente nos consultórios  de acupuntura: a dor nas costas. Sabemos, pela nossa prática clínica, que a acupuntura realmente  proporciona efeitos de cura para as dores nas costas. Atualmente pesquisas  comprovam a  eficácia da Acupuntura para esse tipo de problema. 

O que significa a dor nas costas pela ótica da medicina oriental?

Os orientais buscam observar a fisiologia  do corpo e da mente de uma maneira particular.

Segundo os mestres orientais a dor nas costas  relaciona-se  às funções energéticas dos canais dos Rins e da Bexiga. Esses canais, ou caminhos  energizam a coluna vertebral e podem  regenerá-la  dos desgastes do dia a dia  durante uma boa noite de sono. Essa capacidade natural de recuperação  nos chama a atenção  para a importância  do sono como o meio primordial de cura natural.  Indivíduos que sofrem desse mal, devem se preocupar em dormir adequadamente, de forma que possam se recuperar mais rapidamente. Uma boa noite de sono age como coadjuvante nos tratamentos de acupuntura,  pois o individuo bem descansado tem melhores condições de aproveitar o trabalho energético que é feito com as agulhas, garantindo maior sucesso do tratamento.



Essa relação entre as dores nas costas,  os canais de Rins e de Bexiga, e o sono esta atribuída ao conceito de que todo o corpo é dotado de uma força natural denominada pelos orientais de yin. A força natural yin é a nossa capacidade de preparar e induzir a mente e o corpo para um estado de resfriamento, relaxamento, descanso e  recuperação. Por isso o estímulo nos  canais de energia do elemento água é capaz acalmar  pessoas estressadas e agitadas, combater a insônia ao mesmo tempo relaxar tensões e remover estagnações causadoras de dores nas costas.
A observação do trajeto que esses dois canais traçam no corpo, torna a relação entre os rins, bexiga, dores nas costas, insonia e agitação obviamente compreensível para o pensamento ocidental.

Os orientais explicam que o cérebro, coluna vertebral, rins, bexiga, suprarrenal e hipófise são estruturas orgânicas que tem a finalidade comum de ativar o processo de recuperação quando o organismo esta desgastado.
A recuperação  do corpo viabiliza a próxima etapa que seria o retorno da energia proporcionando  um aumento na liberação  do hormônio  da ação chamado adrenalina. Esse hormônio é o que nos prepara fisicamente e mentalmente para a iniciativa, para o movimento e para a capacidade de viver com alegria. Responsável pela liberação da adrenalina é a glandula suprarrenal , localizada  acima dos Rins. Isso explica as dores nas costas que se manifestam em pacientes que apresentam  também a sensação  de esgotamento devido ao excesso de trabalho e pouco descanso. 
Outro fator relacionado à dor nas costas é a emoção  do medo. Os orientais atribuem ao medo sentido intensamente e/ou por um longo período de tempo , o esgotamento da energia que percorre nos canais dos rins e da bexiga.          

Quando se vivencia uma situação de medo, o estado de alerta do organismo é acionado para preparar o corpo para uma possível situação de perigo. Nesse momento   há um excesso de liberação  de adrenalina no corpo   gerando o acúmulo de uma toxina denominada cortisol, que provoca a diminuição da capacidade de recuperação do organismo. Quando vivenciamos muitos medos, o processo de esgotamento de liberação de adrenalina pode levar à exaustão da suprarrenal.

O homem moderno esta propenso a submeter-se a todo momento, a estímulos de perigo vivendo em constante  estado de medo devido as inseguranças  que a vida moderna proporciona. Talvez seja essa a causa  principal de tantos  de tantas pessoas se aprensetarem com insônia, sentimento de ansiedade  e medo, procurando tratamento de acupuntura para dores nas costas.

Dentro dessa logica de pensamento os orientais recomendam como uma pratica preventiva utilizar  a meditação  visualizando os canais de energia como um meio de proporcionar  o relaxamento  e o equilíbrio dessas estruturas orgânicas por onde passam.
Se você quiser saber um pouco mais sobre os canais de Rins e Bexiga e sobre a meditação com foco nesse canal,   veja o artigo AUTO CUIDADO - M.T.C., FLORAIS DE BACH E CONHECIMENTO: 1 - Canal de Energia do Rim    e se beneficie dos efeitos terapêuticos que ela proporciona. Não deixe que suas costas o levem ao consultório de acupuntura. Descanse, durma e relaxe! Esse é o melhor remedio. Se quiser aprender a identificar e lidar com seus  medos  vá para o artigo  Estudo das Emoções: Medo I
até a próxima

Se você quiser saber mais sobre como aprender sobre a Terapia Floral , clique aqui

Nenhum comentário: