terça-feira, 18 de julho de 2017

Nascimento - Uma Passagem Mais Tranquila!!!!

O nascimento sempre foi e será ainda um evento maravilhoso para qualquer família. A vinda de uma "Alminha" para esse mundo material é um presente. Ao entrar em contato com o olhar de um bebê, o nosso estado interno é rapidamente tomado por um sentimento de amorosidade imensa. Isso acontece porque na verdade estamos simplesmente entrando em contato com nosso Eu Superior, termo adotado pelo Dr. Edward Bach para designar a grande fonte de energia de vida que temos dentro de nós.

Apesar de todo esse glamour com relação ao nascimento, bem sabemos que esse momento tem uma natureza traumática em sua essência, pois envolve um conjunto de mudanças e transformações na vida de todos os envolvidos, inclusive, do novo ser.
Durante a gestação o feto passa um período de 9 meses com toda a proteção, carinho e nutrição dentro de um ambiente acolhedor e quentinho. Protegido dos diversos tipos de estímulos externos que poderiam gerar estados de estresse desnecessários. Porem, quando a criança nasce, o contato com o meio externo exige do organismo do bebê um grande poder de adaptação para superar as dificuldades do novo habitat.



O contato com o oxigênio força os pulmões a começarem a funcionar e a busca por uma nova fonte de alimentação faz com que todo o aparelho digestivo desse novo ser seja acionado de forma que ele possa sobreviver.
No sentido de aliviar as dificuldades e diminuir os traumas causados por essa adaptação do bebê a sua vida terrena, utilizaremos algumas dicas de florais de Bach que podem amenizar o estresse emocional que possa vir a ocorrer. Além disso, aproveitaremos os conhecimentos da Sabedoria Oriental para ajudar a acionar os mecanismos fisiológicos de adaptação do corpo do bebê ao novo meio.
Citaremos três essências florais de Bach que, pela nossa experiencia, tem sido de grande ajuda para os recém nascidos e suas mamães. Vamos lá:


STAR OF BETHLEHEM
A primeira essência floral que indicamos vem de uma Flor Branca em forma de estrela de 6 Pontas. O nome dela é a Star of Bethlehem. Dr Bach utilizou essa essência floral para amenizar os efeitos posteriores de um estado de choque. No dia a dia de uma maternidade é possível vivenciar momentos de grande tensão emocional aos quais os recém nascidos são submetidos, principalmente naquelas gestações de risco onde o procedimento cesariano se faz necessário. Qualquer dificuldade na hora do parto pode colocar em risco o recém nascido como também, a saúde da própria mãe. Essa Essência regasta o poder de reorientação das funções orgânicas diante de momentos de grande sofrimento. O seu poder reconfortante e pacificador se faz presente quando ingerimos essa essência floral.


WALNUT
A segunda essência floral que pode ser tomada como uma medida preventiva vem da flor de uma grande árvore - A Nogueira. Essa essência floral foi escolhida pelo Dr Bach para que todo ser humano possa vivenciar o estado de estabilidade e de proteção nos momentos de maiores mudanças na vida. Seu efeito protetor ameniza o impacto das mudanças que a vida exige do corpo e ajuda a preservar o equilíbrio interno das funções orgânicas mais importantes do bebe, melhorando sua capacidade de adaptar-se a nova vida no ambiente.


CHESTNUT BUD
A terceira essência floral que indicamos vem do broto - o Chestnut Bud - de outra grande árvore chamada Castanheira. Por tratar-se do broto de uma flor, tem em sua essência vibracional o poder vivificante de crescer aprendendo com a vida. Por isso fortalece a capacidade inata do recém nascido de se desenvolver e explorar seu novo ambiente. Sabemos que alguns bebes não conseguem se adaptar de maneira fácil as novas exigências da vida extrauterina. Aprender a mamar, conseguir dormir num novo ambiente são os primeiros aprendizados de vida pelos quais todos nós passamos. Essa essência facilita os nossos canais de aprendizado e de percepção da vida de maneira que possamos evoluir com tranquilidade e paz interior. Dr Bach indica essa essência floral quando nos falta a habilidade de aprender a lidar com as dificuldades de qualquer de ordem ou natureza.



Logico que existem outras essências florais que podem ajudar muito na capacidade de um bebe se adaptar a sua nova fase. Na verdade, Dr. Bach deixou um legado de 38 essências florais que nos ajudam enfrentar a Escola da Vida com muito mais amor. 

SABEDORIA ORIENTAL
Mas não para por ai!!! A Sabedoria Oriental nos brinda com seus conhecimentos milenares que tem sido preservados e ensinados pelo povo oriental.
Segundo essa tradição todo bebe se desenvolve graças a presença de uma energia que fica estocada no órgãos Rins. Essa energia é responsável pelo o processo de concepção, desenvolvimento da vida uterina, pelo nascimento e amadurecimento do novo ser. Todo bebe durante a fase de adaptação, passa por uma etapa de assimilação de uma nova ordem que o ambiente impõe ao seu organismo. Nessa etapa uma das reações físicas mais evidentes é o aumento do tônus muscular generalizado no corpo. Essa reação demonstra que o organismo esta se adaptando de maneira eficaz a um estimulo diferente que precisa ser assimilado. Quando o organismos consegue assimilar esse novo aprendizado o estado de tensão muscular tende a diminui trazendo um relaxamento corporal evidente. Mas existem alguns bebes cujo estado de tensão no tônus muscular se mantem por longos períodos causando um grau de desgaste energético que se torna um sofrimento e traz diversos tipos de sintomas físicos.



Uma forma de diminuir esse estado constante de tensão muscular é a utilização de técnicas de massagem, principalmente na região das costas, utilizando-se um creme de massagem apos o banho. Quando massageamos a região das costas estamos estimulando o canal de energia da Bexiga que é responsável pelo o processo de desenvolvimento do corpo humano. A força de vontade aliada com o poder de aprender a lidar com as experiencias de vida se faz presente quando o tônus muscular se torna relaxado. Tocar as costas é um ato de amor que é bem acolhido por qualquer ser. O poder regenerador e pacificador é catalizado quando nos permitimos ser tocados.



Não tenha medo!!! Experimente com seu filho! Com certeza você vai ganhar diversos sorrisos de alegria.


Até a Próxima !!!

Nenhum comentário: