sábado, 10 de maio de 2014

Propósito de Vida: TÔNICO PARA ALMA

A busca da identificação de uma Propósito de Vida é fundamental para a Saúde Emocional e é o alimento Espiritual da Alma. Sem isso, ficamos doentes. Alguns sábios nos alertam da necessidade de buscar qual o seu real papel nesta vida. Outros aconselham a viver o presente, pois assim sentiremos, no fundo do coração, quais são os verdadeiros sonhos que nos alimentam. Buscar o verdadeiro propósito de vida, não é tarefa fácil e nem impossível, mas necessária.
Encontrar seu propósito dá cor a sua vida, sentimento de plenitude nos momentos de realização e lhe enche de esperança em momentos de dificuldades. Dr. Bach nos seus Escritos Selecionados, fala da necessidade de buscar o propósito de vida como uma condição ímpar para o devido equilíbrio da vida espiritual. Fala também que não devemos nos tornar um fardo nem nos deixar levar pela preguiça ou pela inconstância. Por isso, em sua busca do resgate de alma através das essências florais, foi buscar e encontrou Wild Oat.
O tema “Propósito de Vida” é o norte dentro da Terapia Floral. Todo ser humano vive momentos de confusão diante das mudanças que a vida promove. Wild Oat e a essência que nos dá um norte, ou no coloca no nosso eixo fundamental de entendimento e nos direciona para o caminho do qual nunca deveríamos ter saído.



Quando tomamos  essa essência, algumas reflexões e atitudes devem ser observadas e valorizadas. 

1. Interiorizar-se para poder visualizar seus verdadeiros anseios e desejos de realizações. Desligue sua ansiedade ou a necessidade de preencher  seu tempo com tarefas desnecessárias. Anote  seus anseios e busque relembra-los sempre. Essas atitudes tomadas junto com a essência floral Wild Oat auxiliam a diminuir a confusão mental e a capacidade de escolher aquilo que o preenche verdadeiramente se desatacará com mais facilidade e clareza.
2. Deixar de lado aquela necessidade de buscar a aprovação do meio externo. O seu propósito de vida nasce dentro de você. Buscar fora o propósito e negar sua individualidade não ajuda a cultivar a autoestima.
3. Buscar valorizar as virtudes de alma como audácia, coragem, constância e perseverança, pois são fundamentais na busca do seu propósito.
4. A preguiça é o vírus que corrói o anseio pela realização do propósito de vida. Ela surge quando você perde o foco no seu caminho e o deixa desviar-se pela facilidade de realizar o propósito dos outros. É fundamental valorizar seu objetivo e não deixar para amanhã o que pode ser feito hoje.
5. É preciso compreender a diferença entre o individualismo e a individualidade. A individualidade nos permite    sermos   nos mesmos, respeitar os próprios dons e valores. Quando você respeita seus dons e suas capacidades, com certeza   respeita    dons   e     valores   do       próximo.      Por   outro      lado,   o
individualismo é o ato de querer tudo para si, o que o leva a deixar de cultivar o aprimoramento do seu         poder de escolha, atrapalhando  e retirando sua capacidade de buscar o verdadeiro propósito. Querer fazer tudo e não escolher com discernimento o leva ao individualismo e com certeza, à falta de respeito a si mesmo e ao próximo. Sem esses esclarecimentos você pode se tornar vítima da auto sabotagem que o impede de ouvir o próprio coração, o faz perder a capacidade de escolha e finalmente não lhe  permitirá  SER.


A essência Wild Oat ajuda na identificação das reais características do seu verdadeiro ser. Segundo a filosofia que permeia a Terapia Floral de Bach, existe, entre os seres humanos, 12 formas de Ser. É dentro dessa individualidade que cada um conseguirá encontrar e viver com seu propósito. Essas 12 formas de Ser referem-se às 12 Essências Curadoras que Dr. Bach desenvolveu. Quando utilizamos o Wild Oat acontece de começarmos a buscar aquilo de que gostamos realmente. Ele nos direciona para o nosso jeito de ser dentro desses 12 tipos. Consequentemente, vamos nos afastando com tranquilidade daquilo que verdadeiramente não nos é adequado, não nos serve. Esse processo de direcionamento nos permite a elevação da vibração da energia de satisfação e fortalece a capacidade de desapego



Uma das formas em potencializar os efeitos benéficos dessa essência floral e conhecer algumas das características da planta. Sua forma de crescimento, por exemplo, nos mostra que essa gramínea (esse matinho), cresce no meio de muitas outras plantas que lhe fazem sombra em praticamente todo o raio a sua volta, ou seja, a perda do contato com a luz solar e constante devido a invasão de plantas maiores que lhe impedem de receber a luz do sol. mas os caules flexíveis da planta conseguem girar em torno de seu centro  na busca constante do sol. esse movimento lhe permite a cada instante, recuperar sua "Luz".  

Queremos dizer que é preciso constantemente nos orientarmos, buscando nossa luz interior (meditação é um meio para se buscar essa luz). O sol interior nos aquece e ilumina nosso caminho durante nossa existência.  Devemos ir em busca dessa luz com flexibilidade, sem rigidez, inspirados pelo movimento dos caules do Wild Oat, a aveia selvagem. Não importa se algumas circunstancias da vida venham a nos fazer sombra, roubando-nos o contato com a luz. Importante é valorizar a busca porque a luz está dentro de você. Seja fiel à luz que traz força, paz e direcionamento para que possa atingir o conhecimento de si mesmo através de sua alma. Com certeza, você estará a caminho do cumprimento de sua missão de vida.






Até a próxima!


Nenhum comentário: