terça-feira, 19 de julho de 2016

A PREVENÇÃO DE DOENCAS E OS FLORAIS DE BACH


O objetivo de dr. Bach  foi criar um método de cura utilizando plantas da natureza, que não causassem efeitos colaterais ou qualquer tipo de dano. Esse método deveria ser simples de forma que, sem qualquer conhecimento médico, as pessoas pudessem utilizá-lo em casa, entre seus familiares, entre amigos, ou para auxiliar pessoas próximas que estivessem necessitando de auxilio.
Dr. Bach não escolheu as plantas por acaso. Ele sempre acreditou e tinha conhecimento de que, desde de épocas remotas, em civilizações antigas, as ervas já eram usadas como remédios e esse conhecimento a respeito das plantas curativas, além de ensinado e utilizado  pelos médicos, era transmitido e utilizado domesticamente, sendo que as famílias tinham sempre em casa sua própria caixa de remédios e algumas plantas no fundo do quintal com as quais contavam para tratar as doenças do dia a dia. 

Entretanto, para atingir seus objetivos, Bach teve dois cuidados. Primeiro, escolheu as "belas flores da natureza" , conforme dizia, que não fossem venenosas e que não causassem danos, independente da quantidade tomada. Segundo, desenvolveu e ensinou uma filosofia a respeito das noções básicas sobre doença e saúde que nos permitem, sem qualquer conhecimento sobre medicina, entender e utilizar as essências florais em casa. 

"As emoções são responsáveis diretas pela condição de doença e saúde do individuo."

Em primeiro lugar, é importante entender que a doença começa a partir do sofrimento emocional, ou seja, não é apenas fruto de contaminações externas. Se observarmos situações de doenças contagiosas, é comum que, em uma mesma casa,,, uma criança adoeça sem que outros irmãos sejam contaminados, apesar a convivência tão  próxima.   Dr. Bach explica que a doença  se instala e evolui dependendo da forma como cada individuo lida com suas suas vivências no dia a dia. Algumas delas podem causar emoções com as quais algumas pessoas conseguem lidar com facilidade, ao passo que outras  podem ter dificuldade de digerir, causando-lhe mal estar e sofrimento emocional. Trata-se de uma questão de predisposição emocional que faz com que o individuo se enfraqueça, por excesso de medo, desanimo,  impaciência, preocupação, etc.  Uma vez emocionalmente enfraquecido, o sistema imunológico acompanha esse enfraquecimento e deixa aberto o caminho para a evolução da doença que vai atingir, então, o corpo físico.

"Observe o paciente, não a doença."
Portanto, ao cuidar das emoções, estaremos evitando que as doenças se instalem. 
Dr. Bach diz que "cada um tem uma personalidade própria, mas que ela não está relacionada com o corpo, mas sim com a mente, que é nossa parte mais sensível e delicada." Sendo assim, a mente vai determinar o estado de espirito, ou seja a forma como cada um reage diante de determinadas situações. Quando abalada, a mente mostra sintomas que podem nos avisar, com antecedência, que uma doença está chegando. Um bom observador será capaz de perceber que mudanças comportamentais ocorreram, que estão fazendo com que a pessoa aja de forma estranha a sua natureza. Nessa altura, não é preciso nenhum conhecimento científico e nem é  necessário que possamos diagnosticar a doença que está para se instalar, mesmo porque, cada pessoa reage de forma individual. "Mas, não importa o nome da doença." O que importa é a percepção de que é necessário algum tipo de harmonização, de reajuste emocional, para impedir que o problema se instale definitivamente. É aqui que entram os florais.


"A prevenção é melhor do que a cura."

Nos dias de hoje as comidas processadas, o ar poluído, as noites de sono perdidas com os celulares, os exageros e irregularidades alimentares, a água que bebemos, os agrotóxicos e hormônios que ingerimos são fatores externos que desequilibram nosso organismo e requerem grande trabalho por parte do nosso sistema de defesa. Somam-se a isso, a vida corrida, a falta de direcionamento diante de tamanha variedade de escolhas que somos obrigados a fazer a cada instante da vida, a insegurança devido aos altos índices de criminalidade e às condições de trânsito que temos que enfrentar a cada dia. Os problemas familiares, relacionamentos no trabalho e na escola são outras fontes de preocupação e sofrimento. Dr. Bach diz que "todas essas coisas, embora não possam ser chamadas de doenças, trazem infelicidade e preocupação. Entretanto, todas podem ser corrigidas e a vida pode se encher de alegria. As plantas tem esse poder, desde que se respeite o princípio de tratar o individuo, de acordo com seu estado de espirito, de acordo com sua personalidade, sua individualidade. Dessa forma, não seremos capazes de errar. " 
A partir dessa forma de entender o ser humano e sua natureza, Dr.Bach conseguiu desenvolver seu sistema Floral utilizando 38 flores, "apenas 38 - não mais, para que ficasse mais fácil encontrar as plantas certas". E em vez de ter que dispender tempo e dinheiro com tratamento e medicamentos caros e inacessíveis, haverá sempre a possibilidade de se prevenir que a doença se instale! Afinal, há muito se sabe que prevenir é melhor do que remediar. 




Nenhum comentário: