quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

O Cantinho do Dr Edward Bach - I

1. Contexto histórico.

Neste espaço pretendemos contar a trajetória do Dr Edward Bach nesta terra e o legado que nos deixou. Concluiremos que ele não foi entendido em sua época, como todos os pioneiros, sendo considerado um excêntrico por sua forte crença no poder da natureza sobre o homem.
Para melhor localizar a época, reporte-se inicialmente a 2º metade do século XIX. Aquele era um tempo de mudanças na historia. A ciência estava ampliando as fronteiras do conhecimento e na medicina alcançava grande reputação aquele que revelasse os segredos da enfermidade. Neste campo, citemos dois nomes que futuramente exerceriam influência na escolha da carreira de Dr. Bach:




  • Robert Koch , bacteriologista alemão , em 1876 havia isolado o agente causador do antrax e o bacilo da tuberculose em 1882, e depois continuou com a investigação da cólera e as vacinas da peste bovina e da malaria.



  • Pasteur , nos anos 80 do mesmo século estabeleceu a " teoria do Germe" , com a idéia de que a enfermidade é o resultado dos germes que invadem o corpo - esses eram os assassinos não vistos, o inimigo invisivel. Desenvolve também a vacina contra a raiva.


Nos fins do século XIX a imunologia e as vacinas estavam a frente das investigações médicas. As principais enfermidades contagiosas como o tifo, a difteria e o pólio abriam-se ao estudo e ao tratamento por uma nova via.

2. Do menino ao jovem Edward Bach.

País de Gales - Sugar Loaf
Nasceu a 24 de setembro de 1886 , em Moseley, uma aldeia a 3 milhas de Birmingham, na Inglaterra. Era o primeiro de 3 filhos do Sr. Walter Bach, que possuia uma fundição de bronze. Sua familia era originária do País de Gales e dela herdou o amor pela natureza e pelo místico, características do seu povo. Muito sensível, gostava de ficar no campo e caminhar entre as árvores e os pássaros. Este era um cenário que contrastava totalmente com o de Birmingham , na época, o berço da Revolução Industrial.
Ele era um sonhador , idealista, com bom senso de humor e desde de pequeno sobressaia-se pela capacidade de concentração e grande determinação, embora tivesse uma constituição fisica delicada.Segundo Nora Weeks, desde menino queria ser médico.
Revolução Industrial - Birmingham
Mas, aos 16 anos, como tinha vergonha de pedir que seu pai lhe custeasse os estudos , foi trabalhar na fundição. Entretanto, neste período pode conviver com os trabalhadores e aprender um pouco mais sobre a natureza humana.
A observação das doenças físicas dos operários e dos conflitos emocionais a ela associados, bem como o desejo de ajudá-los e ajudar a si mesmo, tornam-se estímulo para o seu trabalho posterior. Criou coragem, falou com o pai e com a benção da familia, aos 19 anos, foi estudar medicina em Birmingham.
Antes, aos 17 anos alistara-se no Corpo de Cavalaria de Worcestershire, onde pode ter mais contato com a natureza e liberar seu amor aos animais. Naquela época já não se conformava com os tratamentos paliativos que seus colegas trabalhadores recebiam, e acreditava haver um meio de curar realmente, inclusive as doenças consideradas incuráveis.





Até a próxima!

Um comentário:

Ana disse...

oba! To adorando esse blog.