Nosso trabalho está baseado na atuação da Terapia Floral e a Sabedoria Oriental como sistemas de promoção de prevenção de saúde que têm em comum uma característica importante: a valorização da consciência ecológica num contexto de transformação emocional como agente de promoção de saúde.
É impressionante como estes sistemas de prevenção de saúde desenvolvidos em culturas e épocas diferentes, conseguem manter uma estrutura de coerência tanto em sua filosofia como na prática terapêutica.
A Terapia Floral foi criada e desenvolvida pelo Dr. Edward Bach no inicio do século 20, em plena expansão social da Revolução Industrial. Naquela época, inicio do capitalismo, o desenvolvimento da economia e da sociedade passava a acontecer através da manufatura que transformava os bens naturais. Nesse momento histórico o homem começa a acreditar que tem nas mão o domínio sobre a Natureza. Acelera o ritmo de produção de bens e acelera o ritmo de sua vida. Começa então a quebrar sua relação harmoniosa com essa Natureza onde vive e da qual faz parte. Até que esquece que é parte da Natureza.
Dr.Bach tinha um posicionamento filosófico contrário ao de sua época. Observava e respeitava a Natureza e lá encontrava a cura dos males do ser humano. Esse posicionamento fez com que a Terapia Floral ficasse em estado de latência até os anos 70, quando finalmente, com a abertura da nova consciência através dos movimentos dos hippies, entre outros, começou a acontecer o resgate essa consciência de retorno do homem para o seu ritmo natural de ser.
A sabedoria oriental nos mostra essa mesma tendência. Sua historia é bem mais antiga e traz todo um conhecimento sobre os movimentos da natureza que é aplicado não só para a saúde do ser humano, como também em outros ramos, por exemplo, arquitetura e decoração: o Feng Shui, ciência baseada nos conhecimentos orientais chineses, busca a forma mais harmoniosa de colocar o homem morando bem e vivendo em harmonia com as forças da Natureza.
A sabedoria oriental no foco da promoção da saúde do ser humano busca inseri-lo num contexto de convivência com a natureza , onde o homem aprende e percebe os movimentos cíclicos naturais e a eles adaptar a sua conduta ética e moral. Quando bem sucedido, sua qualidade de vida passa a evoluir gerando um equilíbrio e uma paz interior, que só podem levar a um caminho: a saúde. Mas quando o homem vai em movimento contrário, tende a adoecer.
Resumindo, aqui vão os conceitos de SAÚDE e DOENÇA, tanto para o Filosofia Oriental, como na Filosofia do Dr.Bach:
3 comentários:
simples assim!
pois é! o lema do Dr.Bach era HUMILDADE, SIMPLICIDADE E COMPAIXÃO.
Existe uma placa com essas três palavrinhas na porta da casa dele, lá em SOTWELL.
BOM DIA PRA VC!
Adorei! Mais uma bela iniciativa. Parabéns!
Postar um comentário