sexta-feira, 10 de maio de 2019

Beech - A Essência revela a Beleza da Vida.

Você é uma pessoa capaz de manter uma visão otimista das coisas e dos acontecimentos? Consegue conviver com os erros dos seus semelhantes? E no caso de um ambiente hostil, onde as pessoas estão sempre apontando os erros dos outros e criticando tudo ao redor, você consegue se manter otimista? Como isso reflete em sua vida emocional e física? Essa é a proposta desta postagem sobre a essência floral Beech.


Tratamos aqui de um grande desafio para qualquer pessoa que esteja disposta a ter uma melhor qualidade de vida, praticando os princípios de viver em sociedade com empatia, promovendo harmonia e mantendo um estado de leveza e positividade. Na verdade, este é um tipo de ideologia nada fácil de ser colocada em prática diante de tantas divergências politicas, ideológicas, sociais e até religiosas. Porém,  a partir da evolução do conhecimento sobre o desenvolvimento humano, podemos dizer com tranquilidade que , viver de acordo com esses princípios de harmonia  e tolerância não é  só uma questão de filosofia de vida, mas uma necessidade, que tem como prioridade a promoção da saúde e a prevenção de doenças.



Como anda sua tolerância?

A essência floral Beech, descoberta por Dr. Edward Bach, pode ser um indicador qualitativo de seu otimismo diante da vida, e de sua relação com seus semelhantes cheios de virtudes e defeitos, como todo ser humano o é. As flores de beech são colhidas de uma árvore linda, de tronco liso, sem manchas ou ranhuras. Parece perfeita. Porem, suas raízes são pouco profundas e a erosão do solo seco faz com que essas raízes fiquem descobertas, deixando que a árvore tombe por completo, apesar de seu esplendor.
A principal ação desse essência é transformar seu excessivo senso crítico que aponta erros e desvaloriza o próximo, e que o deixa isento de tolerância e de disposição para o ato de auxiliar e  orientar o outro, esquecendo-se de sua própria autocritica que pode conduzi-lo ao autoconhecimento e à evolução.

A Essência Floral Beech fortalece sua capacidade de manter uma visão otimista e integrada de tudo o que vivencia e o conduz a conviver em harmonia com o próximo, independentemente de suas características pessoais. Isso exige seu compromisso interno com o respeito ao próximo, com a aceitação das manifestações das diversidades, onde se torna imperiosa a necessidade de agir com diplomacia e ética.



A boa digestão e o sistema de defesa.

Segundo a Sabedoria Oriental, isso tudo exige muito dos nossos sistemas energéticos de regulação interna responsáveis pelo processo digestivo e pelo sistema imunológicoProcure observar seu ambiente externo e perceba como as convivências perniciosas  podem  intoxicá-lo internamente - mental e emocionalmente - e enfraquecer seu bom humor e sua própria capacidade de tolerar e de conviver em harmonia. O ato de  "digerir" os problemas do dia a dia com equilíbrio, não se deixando intoxicar pela visão pessimista vinda do ambiente externo, garante ao seu organismo um processo digestivo físico eficiente, livre do acúmulos de toxinas, pois, a forma como você se relaciona com a vida na sua mente se reflete no seu corpo. Ao tomar a essência floral Beech, sua capacidade de se manter "imune" aos ataques das pessoas críticas e "sabichonas" é fortalecida.  
A tolerância e o ato de buscar a harmonia são os representantes do  sistema de defesa que  imuniza contra o vírus do pessimismo e previne a febre do prazer de criticar levando a pessoa a perceber a importância do ato de tolerar e apaziguar os ambientes de conflito.

Síndrome do cólon irritável
Na prática clínica é muito comum indicarmos a essência floral Beech para as pessoas que se queixam dos sintomas da síndrome do cólon irritável. São pessoas com problemas de desordens intestinais recorrentes, seguidas de cólicas e de frequentes idas ao banheiro que são desencadeadas por uma  vivencia em ambientes ou situações conflitantes.  Essas pessoas reclamam que não toleram esses ambientes ou a convivência com pessoas críticas e pessimistas. 

A Sabedoria Oriental ensina que o constante vivenciar dos estados emocionais citados acima, alem de enfraquecer o sistema de defesa, prejudica a circulação energética do canal que rege as funções fisiológicas do intestino grosso e que também é responsável pelas funções que regem a saúde da pele e a flexibilidade das articulações. Quando esse canal de energia está com o seu fluxo energético estagnado ou enfraquecido, concomitantemente aos sintomas da síndrome do cólon irritável, junta-se a manifestação de alergias na pele, dores de garganta, inflamações das articulações com dores  e rigidez que pioram com a queda da temperatura.

Aprenda a "pegar leve"!



Exercer excessivamente o senso crítico apontando obsessivamente os erros dos outros e as situações ruins da vida, torna o ambiente emocional frio e faz de você um ser mal humorado e desagradável. Afinal, criticar o outro não vai concertar o mundo nem fazer de você uma pessoa perfeita! Com o tempo, somente restará  a intolerância, a arrogância e o distanciamento.  A perda do calor do contato humano e de relações sadias contribui para o sentimento de solidão e tristeza, podendo levar à depressão. 
Exercer a tolerância e a harmonia protege, não só as pessoas ao seu redor, como também a você mesmo e  permite viver com saúde sem perder a alegria e a disposição de saborear as experiencias da vida, com maior flexibilidade e leveza, apreciando o belo em vez de se fixar no erro,  usando seu senso critico apurado para consertar o que não está adequado, estendendo a mão para orientar quem está ao seu lado, quando e se necessário e quando essa missão couber,  verdadeiramente, a você. Lembrando ainda que  a aceitação das diferenças de todas as naturezas e o combate aos preconceitos dependem do  desenvolvimento da tolerância e do desejo de viver em harmonia.





Até a próxima!

Nenhum comentário: