
Tratamos aqui de um grande desafio para qualquer pessoa que esteja disposta a ter uma melhor qualidade de vida, praticando os princípios de viver em sociedade com empatia, promovendo harmonia e mantendo um estado de leveza e positividade. Na verdade, este é um tipo de ideologia nada fácil de ser colocada em prática diante de tantas divergências politicas, ideológicas, sociais e até religiosas. Porém, a partir da evolução do conhecimento sobre o desenvolvimento humano, podemos dizer com tranquilidade que , viver de acordo com esses princípios de harmonia e tolerância não é só uma questão de filosofia de vida, mas uma necessidade, que tem como prioridade a promoção da saúde e a prevenção de doenças.
Como anda sua tolerância?
A essência floral Beech, descoberta por Dr. Edward Bach, pode ser um indicador qualitativo de seu otimismo diante da vida, e de sua relação com seus semelhantes cheios de virtudes e defeitos, como todo ser humano o é. As flores de beech são colhidas de uma árvore linda, de tronco liso, sem manchas ou ranhuras. Parece perfeita. Porem, suas raízes são pouco profundas e a erosão do solo seco faz com que essas raízes fiquem descobertas, deixando que a árvore tombe por completo, apesar de seu esplendor.
A principal ação desse essência é transformar seu excessivo senso crítico que aponta erros e desvaloriza o próximo, e que o deixa isento de tolerância e de disposição para o ato de auxiliar e orientar o outro, esquecendo-se de sua própria autocritica que pode conduzi-lo ao autoconhecimento e à evolução.
A Essência Floral Beech fortalece sua capacidade de manter uma visão otimista e integrada de tudo o que vivencia e o conduz a conviver em harmonia com o próximo, independentemente de suas características pessoais. Isso exige seu compromisso interno com o respeito ao próximo, com a aceitação das manifestações das diversidades, onde se torna imperiosa a necessidade de agir com diplomacia e ética.
A boa digestão e o sistema de defesa.
Segundo a Sabedoria Oriental, isso tudo exige muito dos nossos sistemas energéticos de regulação interna responsáveis pelo processo digestivo e pelo sistema imunológico. Procure observar seu ambiente externo e perceba como as convivências perniciosas podem intoxicá-lo internamente - mental e emocionalmente - e enfraquecer seu bom humor e sua própria capacidade de tolerar e de conviver em harmonia. O ato de "digerir" os problemas do dia a dia com equilíbrio, não se deixando intoxicar pela visão pessimista vinda do ambiente externo, garante ao seu organismo um processo digestivo físico eficiente, livre do acúmulos de toxinas, pois, a forma como você se relaciona com a vida na sua mente se reflete no seu corpo. Ao tomar a essência floral Beech, sua capacidade de se manter "imune" aos ataques das pessoas críticas e "sabichonas" é fortalecida.
A tolerância e o ato de buscar a harmonia são os representantes do sistema de defesa que imuniza contra o vírus do pessimismo e previne a febre do prazer de criticar levando a pessoa a perceber a importância do ato de tolerar e apaziguar os ambientes de conflito.
Síndrome do cólon irritável
Na prática clínica é muito comum indicarmos a essência floral Beech para as pessoas que se queixam dos sintomas da síndrome do cólon irritável. São pessoas com problemas de desordens intestinais recorrentes, seguidas de cólicas e de frequentes idas ao banheiro que são desencadeadas por uma vivencia em ambientes ou situações conflitantes. Essas pessoas reclamam que não toleram esses ambientes ou a convivência com pessoas críticas e pessimistas.

Aprenda a "pegar leve"!
Exercer excessivamente o senso crítico apontando obsessivamente os erros dos outros e as situações ruins da vida, torna o ambiente emocional frio e faz de você um ser mal humorado e desagradável. Afinal, criticar o outro não vai concertar o mundo nem fazer de você uma pessoa perfeita! Com o tempo, somente restará a intolerância, a arrogância e o distanciamento. A perda do calor do contato humano e de relações sadias contribui para o sentimento de solidão e tristeza, podendo levar à depressão.

Nenhum comentário:
Postar um comentário